Geraldo Prado

  • Carreira acadêmica

    Mestre e doutor em Direito pela Universidade Gama Filho, realizou estudos de pós-doutoramento em História das Ideias e Cultura Jurídicas na Universidade de Coimbra. É professor visitante da Universidade Autónoma de Lisboa, no âmbito da qual integra o RATIO LEGIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas. Foi professor de Direito Processual Penal na Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2004 a 2020. Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

  • Advocacia privada

    Fundou a Geraldo Prado Consultoria Jurídica em 2012, em parceria com alguns dos principais escritórios de advocacia criminal do Brasil e de Portugal.

  • Atuação pública

    27 anos de atuação pública como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Integrou a comissão do Ministério da Justiça para a reforma do Código de Processo Penal em 2009.

Sobre

O que fazemos

A Geraldo Prado Consultoria Jurídica atua desde 2012 na esfera penal, em parceria com diversos escritórios nacionais e estrangeiros e instituições de pesquisa no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Estados Unidos da América, Portugal e Espanha.

Nossa atuação se dá tanto em caráter consultivo, com ênfase na elaboração de pareceres jurídicos e legal opinions, quanto contencioso, prezando pela excelência na defesa nossos clientes, atendimento personalizado e exercício responsável da advocacia.

A Geraldo Prado Consultoria Jurídica volta-se ainda para a atuação pro bono em causas relevantes envolvendo direitos fundamentais e grupos vulneráveis.

Pareceres e Consultoria

Nossa atividade consultiva envolve a elaboração de pareceres jurídicos e legal opinions acerca de controvérsias no âmbito de procedimentos investigatórios e de integridade empresarial (compliance), processos criminais e demandas constitucionais, assim como na esfera dos direitos humanos, além da produção de memorandos estratégicos de caráter preventivo.

A Geraldo Prado Consultoria Jurídica é nacionalmente conhecida por seus pareceres jurídicos apresentados perante o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, nas causas de maior repercussão no país, e também por sua atuação em tribunais estrangeiros e supranacionais, como o Tribunal Europeu de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Áreas de atuação

A Geraldo Prado Consultoria Jurídica atua, em atividade consultiva e contenciosa, em casos que envolvam Direito Processual Penal, Direito Penal Comum, Direito Penal Econômico, Empresarial e Tributário, Direito Constitucional, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Compliance Criminal, Direito Administrativo Sancionador e Improbidade Administrativa.

Nossa história

A atuação da Geraldo Prado Consultoria Jurídica está umbilicalmente ligada à biografia de Geraldo Prado, que soma mais de três décadas de experiência na área criminal, com ênfase na articulação dos saberes teórico e prático, compartilhada em centenas de conferências, seminários e palestras, e importante acervo de obras jurídicas publicadas no Brasil e no exterior.

Geraldo Prado é membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Carioca de Criminologia (ICC), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP) e da Comissão Permanente de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). No âmbito internacional, é colaborador permanente da Revista Portuguesa de Ciência Criminal (RPCC) e faz parte da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), do Instituto Iberoamericano de Direito Processual, e, como investigador, do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Universidade de Lisboa (UL) e do RATIO LEGIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas, da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), com pesquisa na Linha Mercado, Regulação e Fiscalidade: o papel das Instituições Superiores de Controlo Financeiro na promoção de uma boa governança.

Biblioteca

Para desenvolvimento dos estudos e pesquisas a Geraldo Prado Consultoria Jurídica é dotada de biblioteca com cerca de 5 mil volumes de publicações nacionais e estrangeiras. Constantemente atualizado, o acervo conta com livros sobre Direito Processual Penal, Direito Penal Comum, Direito Penal Econômico, Criminologia, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Administrativo, Direito Probatório e Ciência Política.

A qualidade e atualidade do acervo faz com que a Geraldo Prado Consultoria Jurídica receba constantemente a visita de pesquisadores e professores de instituições de ensino de todo o país e do exterior.